Pronto, Falei: A chance de fazer história

Márcia Baranda, pré-candidata a prefeitura de Parintins pelo PMDB.

Pela primeira vez na história do município uma mulher é pré-candidata a prefeitura municipal de Parintins com reais chances de ser eleita. Nome novo com a vantagem de poder fazer política diferenciada. Na história tupinambarana a primeira a mulher a escrever seu nome em negrito nas memórias políticas da Ilha foi Geminiana Bulcão Bringel pulso forte, defensora da comunidade, honesta e de personalidade forte. Ela foi à primeira vereadora e presidente da Câmara Municipal de Parintins. Márcia Baranda tem a chance de poder fazer história com a possibilidade de ser a primeira mulher eleita prefeita de Parintins.

União

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) demonstrou estar mais unido do que nunca. Durante a convenção do partido lideranças como David Xavier, Rildo Maia, Lanira Garcia e Carmona Oliveira destacaram o apoio à pré-candidata anunciada pelo partido. Alex Garcia, que tenta assumir como suplente de vereador, também compartilhou nas redes sociais imagens de Márcia como sinal de apoio a pré-candidatura do partido.

Professor Xavier

O professor mestre David Xavier, diretor do Centro de Estudos Superiores da Universidade Estadual do Amazonas e presidente do diretório municipal do PMDB postou uma fotografia na tribuna da Câmara durante a convenção do partido. Em sua rede social o presidente escreveu. “…Emprestei a tribuna da Câmara de Parintins. Não sei não, mas me senti à vontade. Estou avaliando a possibilidade”. Não é de hoje que dentro do partido David Xavier se apresenta como provável candidato a uma das 11 cadeiras do legislativo municipal.

Nos corredores…

Nos corredores da Câmara Municipal de Parintins (CMP) se ouve muita coisa e dá até pra ver algumas coisas. São vereadores que não “se bicam” com funcionários” e funcionários que “detonam” vereadores. Mas um dos comentários que chamou a atenção esta semana no salão Rui Mendes foi sobre uma lista de aniversário de servidores da casa. “Dessa lista de aniversário metade desses nomes, nunca vimos as pessoas aqui na câmara”, informou um servidor.

TV Câmara

Pelo que parece a TV Câmara vai voltar a ser exibida com o compacto das sessões ordinárias. A negociação estava sendo feita pela empresa de Alan Gomes vencedora da licitação na Câmara. Esta semana ele esteve na direção da TV Alvorada onde já teria firmado acordo para a gravação e transmissão dos discursos dos parlamentares.

Exoneração

Após a determinação judicial de afastar assessores do presidente da Câmara vereador Everaldo Batista (Pros). A presidente interina Karine Brito (PHS) publicou na última sexta-feira no diário oficial dos municípios a exoneração dos assessores do político afastado das funções de parlamentar. Os demitidos foram o assessor da presidência Adailton Adinamar dos Santos Reis, o secretário administrativo Franderlício dos Santos Soares e o diretor do departamento de execução orçamentária Raimundo Nonato da Silva Queiroz.

Concurso Público

O perfil dúbio da Administração Pública de Parintins deixa o cidadão parintinense com um pé na frente e outro atrás. Conflitam-se a necessidade de efetivação do trabalho e o temor de se jogar (não se sabe onde) cento e cinquenta reais. Certamente, é mais uma questão para o Ministério Público vir em socorro da população. Combate à Corrupção

Na melhor das hipóteses, quer-se acreditar que o vazio de organizações sociais no lançamento do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral de Parintins seja fruto de alienação política. Contraditório e repulsivo seria admitir, conforme a velha metáfora, que lideranças estariam pisando no próprio rabo. Quem está ligado a quem no jogo do esconde-esconde?

Ministério Público

A juventude que ora ocupa o Ministério Público em Parintins veio pra colocar ordem na Casa. A soberana atuação rememora Carlos Coelho, Maria José de Aquino, João Lúcio, Lélio Lauria… Ainda se fazem Promotores como antigamente… Que bom poder reconstruir uma Justiça cuja essência andava sonolenta ou já caducava.

PV

Em nota veiculada nas redes sociais na semana passada, o Diretório Municipal do Partido Verde, informou não haver nenhum acordo ou fechamento de pré-campanha com partidos políticos ou pré-candidatos às eleições de outubro deste ano. Na nota, o presidente da Siga na Ilha, Douglas Batista anuncia que o PV terá candidatura própria e que está conversando com partidos, cujo objetivo é formar um arco de aliança para desenvolver seu projeto político para o bem de Parintins.

PV 2

Já que houve a manifestação da “direção” do PV por se tratar de um ano eleitoreiro, vale perguntar onde andavam os ambientalistas quando a Ilha ardia em fumaça? Estariam sufocados a ponto de calar diante da destruição do Verde?…

Contatos com a coluna |Com notas do Plantão Popular

email – [email protected]

Whatsaap – (092) 99173-9585

Facebook – www.facebook.com/parintins24hs

Twitter – @Parintins24hs

Instagram – @parintins_24hs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here