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Medium anuncia plano de assinatura básica e pagamento aos autores

O Medium, plataforma online de divulgação de artigos, passou a permitir que usuários publiquem seu conteúdo por meio de um paywall, sistema usado por jornais e outros veículos de comunicação digitais que autoriza o internauta a acessar conteúdos restritos, revertendo pagamento aos autores. Ao mesmo tempo, lançou um programa de assinatura mensal de US$5 dólares que dá aos membros pagantes acesso a este conteúdo. 

Segundo informações do IJNet, o sistema está em teste desde agosto e nos primeiros dois meses do programa, alguns autores afirmaram arrecadar até 200 dólares por post publicados pelo paywall.
Ao participar do programa, o escritor terá a opção de publicar seu artigo apenas para membros do Medium (quem paga US$5/mês) e receber o pagamento com base no engajamento. O artigo será distribuído para seus seguidores, disponibilizado por meio de pesquisa na página inicial do Medium e nos aplicativos.
A plataforma anunciou diretrizes de conteúdo que os autores devem seguir como, não escrever spam ou pedidos de doações, por exemplo. A empresa também tenta coibir conteúdo ofensivo. Algumas das normas proíbem artigos que defendam ou promovam a intolerância ou o preconceito contra indivíduos ou grupos, incluindo o uso de afirmações científicas ou pseudocientíficas para patologizar, desumanizar ou desempoderar outros.
“Como qualquer mercado, vamos semear primeiro. Normalmente, você precisa fazer o plantio antes de ter uma demanda suficiente. Nos estágios iniciais, não estamos limitando os pagamentos aos assinantes. Estamos investindo mais do que a quantidade atual da receita de assinantes para divulgar o mercado”, afirmou Ev. Williams, CEO do Medium.
De acordo com informações divulgadas pela empresa, em setembro, 83% dos parceiros que publicaram pelo menos um artigo direcionado aos membros pagantes recebeu pela publicação. O valor médio obtido foi de US$93,65 no decorrer do mês. A publicação que mais ganhou recebeu US$1.466,68. O maior valor que uma única história ganhou foi US$1.599,83.
“Além do Programa de Parceiros, adquirimos conteúdo que achamos que os membros irão desfrutar, trabalhando diretamente com escritores e publicações. Isso inclui alguns dos escritores proeminentes que publicam via paywall, bem como os principais editores que preparam seleções sem anúncios para os membros”, disse uma representante da empresa.
Para render verba, os posts devem conseguir uma boa visibilidade dentro da plataforma, mas a empresa não esclareceu como isso acontece. O Medium afirma estar atuando para atrair mais leitores pagos, incluindo um programa de parceria para editores de notícias, mas ainda é experimental. A plataforma não divulgou ainda, quantos membros pagantes possui, embora, segundo sua porta-voz, “os primeiros sinais indicam que o conteúdo está convertendo leitores”.
Do Portal Imprensa
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